Blog

02/02/2021

Apresentados ao Cristo Comunicador

Por Felipe Borges, Seminarista Paulino

O dia 2 de fevereiro é um dia muito significativo para os(as) religiosos(as) e consagrados(as) não só por ser o dia da festa da Apresentação de Nosso Senhor no templo, mas também por ser o dia em que muitos recordam os seus votos religiosos, a sua apresentação definitiva ao Senhor da história, o Deus da vida.

Os Padres e Irmãos Paulinos também se apresentam ao Deus que se comunica em seu Filho como simples instrumentos da sua bondade, para que sejam bons e fiéis comunicadores do Cristo comunicador.

Se apresentar significa dizer “eis-me aqui”; “eu estou disposto a fazer tua vontade”; “faz de mim o que quiseres”; “sou o teu servo Senhor”. Se apresentar significa lembrar-se também que se dispor ao reino do Divino Mestre é um compromisso não só com ele, mas também com a humanidade, somos assim também apresentados a todas as pessoas em nome do Evangelho.

Sendo assim, esta festa nos convoca a refletir também como estamos nos apresentando a Deus em cada ser humano. Que não seja uma apresentação fingida e hipócrita, mas uma apresentação sincera e preenchida do amor bendito, que leve a muitos ao encontro com o Cristo comunicador. Que fala e continua falando através daqueles que se abrem a sua divina comunicação.

É ano bíblico internacional da Família Paulina, é tempo de à luz da Palavra vermos como estamos nos apresentando diante de Deus e das pessoas. É tempo de mostrar com audácia que o Cristo comunicador é o mesmo ontem, hoje e sempre.

Se você também sente esse chamado a apresentar-se ao mundo comunicando o Evangelho, venha ser um Padre ou Irmão Paulino e diga como o profeta Isaias: “Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: ‘Quem é que vou enviar? Quem irá de nossa parte?’ Eu respondi: ‘Aqui estou. Envia-me!’” (Is 6,8).

Oração ao Cristo Comunicador

Ó Divino Comunicador, vós que sois o Caminho, a Verdade e a Vida. Reconhecendo que somente vós “tendes palavras de vida eterna” a vós me apresento para anunciar ao mundo o vosso Evangelho que dignifica todo ser humano e rompe as cadeias da escravidão, suplicando as graças necessárias para bem anuncia-lo e fidelidade até o fim para cumprir a missão por vós confiada. A vós a glória com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amém.

Foto: Mosaico sobre a Apresentação de Jesus no Templo do jesuíta Marco Rupnik