Blog

10/04/2014

Fazer uma escolha certa

Por Serviço de Animação Vocacional

Nascemos para ocupar um determinado lugar na história. Nenhuma pessoa pode ocupar este espaço que é nosso. Isto em qualquer área de nossa vida.
Na caminhada vocacional podemos dizer que o caminho da perseverança se inicia com um pressuposto fundamental: fazer uma opção acertada.
Aqui então nos perguntamos: Como se dá na vida o processo de escolha? Como ter certeza que estamos fazendo a coisa certa?
Se olharmos a existência das pessoas, vamos observando que somos diferentes, temos inclinações diversas. Então, um primeiro passo é vivificar nossas inclinações.
Gradativamente vamos formando nossos interesses. No começo, parece que queremos abraçar o mundo, fazer tudo, isto é muito natural. No entanto, com o tempo, felizmente, percebemos que precisamos selecionar um pouco as coisas. Trata-se de um momento difícil, pois algo do qual gostamos é preciso ser deixado para trás, o caminhar dos vencedores é um processo muito pacífico e gradativo.
Para se chegar a uma conclusão levamos tempo, passamos por muitas experiências.
Tudo é um tempo de confronto. Sempre fica dentro de nós a pergunta: o que me impulsiona a fazer isto ou aquilo? Certa vez um jovem desabafou: “As escolhas que fazemos são para preencher algo dentro de nós. Somos insatisfeitos conosco mesmos”.
Uma definição clara e transparente só virá com o tempo. Uma opção precisa ser trabalhada sempre.
Cremos que quando uma decisão se encarnou na vida do jovem e nela este apostou sua vida, é sinal de que ele fez uma opção definitiva. A opção ganha corpo e encontra definição. Assume um caminho onde os objetivos não mudam, mas estão sempre vivos.
Alguém poderia perguntar: como ter certeza de que estamos no caminho certo? Existem alguns sinais, entre eles, a alegria, o crescimento, a satisfação, a realização de si mesmo, desejo de viver cada vez mais.