Blog

22/10/2020

O legado de São João Paulo II

Por Pe. Reymel Ramos, ssp

Até o momento, houve 266 papas. Cada papa deixou seu legado para a fé católica, mas talvez entre os 266, São João Paulo II, cuja festa celebramos hoje, fez um marco incrível. Seu papado durou 26 anos, o terceiro papado mais longo da história. Ele viajou o mundo mais do que qualquer Papa na história. Ele visitou 129 nações durante seu pontificado. Falava diversas línguas. Publicou 14 encíclicas, 15 exortações apostólicas, 11 constituições apostólicas, 45 cartas apostólicas e 28 motu proprio. E ainda, canonizou mais santos do que qualquer outro Papa na história.

Uma das marcas importantes do pontificado de João Paulo II foi a grande Jornada Mundial da Juventude, que começou em 20 de dezembro de 1985. Tornou-se o maior encontro regular de jovens do mundo. O encontro é realizado a cada dois ou três anos, o que atrai centenas de milhares, até milhões de jovens adultos de todo o mundo na celebração de sua fé católica com o Papa. Isso se tornou um evento que mudou a vida de muitos jovens. A amizade se desenvolveu entre os peregrinos e outros jovens católicos, ultrapassando as barreiras culturais e linguísticas. Na verdade, uma celebração da conexão da fé que não conhece fronteiras nem barreiras.

A Jornada Mundial da Juventude se torna um ambiente fértil para tocar a juventude e para a vocação. Sabemos por experiência própria que a JMJ deu origem a uma pastoral juvenil maravilhosamente dinâmica. Os jovens foram atraídos a assumir responsabilidades e dedicar seu tempo à Igreja. Assim, despertou muitas vocações sacerdotais e religiosas.

O Papa Francisco em sua mensagem durante a celebração do Encontro Mundial da Juventude, que foi adiado por causa do coronavírus, disse: “Hoje, muitas vezes estamos ‘conectados’, mas não nos comunicamos. O uso indiscriminado de dispositivos eletrônicos pode nos manter constantemente colados Com esta Mensagem, gostaria de me associar a vocês, jovens, no apelo a uma mudança cultural, a partir do mandamento de Jesus de ‘levantar-se’. Numa cultura que isola e isola os jovens em mundos virtuais, propagamos o convite de Jesus: ‘Levanta-te!’ Ele nos chama a abraçar uma realidade que é muito mais do que virtual. Isso não envolve rejeitar a tecnologia, mas sim utilizá-la como meio e não como fim. ‘Levanta-te!’ é também um convite a ‘sonhar’, a ‘correr riscos’, a estar ‘empenhados em mudar o mundo’, a reacender as tuas esperanças e aspirações e a contemplar os céus, as estrelas e o mundo à tua volta. ‘Levanta-te e torne-se o que você é!’ Se esta é a nossa mensagem, muitos jovens deixarão de parecer entediados e cansados ​​e deixarão seus rostos ganharem vida e serem mais bonitos do que qualquer realidade virtual. Se você der a vida, alguém estará lá para recebê-la. Como uma jovem disse uma vez : “Saia do sofá quando vir algo bonito e tente fazer algo semelhante”. A beleza desperta a paixão. E se um jovem é apaixonado por algo, ou melhor ainda, por alguém, ele ou ela vai se levantar e começar a fazer grandes coisas. Os jovens ressuscitarão dos mortos, se tornarão testemunhas de Jesus e dedicarão suas vidas a ele ”.

Com a recente proclamação do Beato Carlos Acutis, padroeiro da internet, que representa a juventude dos tempos modernos, prova-se que a juventude desempenha um papel importante na construção da igreja, na promoção do Reino de Deus. Que a mensagem do Papa Francisco: “Jovem, digo-te, levanta-te!” e a intercessão de São João Paulo II , sirvam de guia, para que a nossa juventude dê frutos de santidade através do nosso testemunho.

São João Paulo II, rogai por nós!