Blog

05/03/2021

Relembranças 2: Padre Bernardo Bósio

Por Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp

Algumas fotos do Pe. Bernardo

Waldemar Pedro Bosio é seu nome de batismo, que se deu provavelmente no mesmo ano em que nasceu – 1930 – em Itápolis, a 370 km de São Paulo. Quando ingressei no Seminário Paulino, na antiga “Cidade Paulina”, em 1959, foi ele que me acolheu e seguiu sendo meu mestre. Tinha, na ocasião, apenas 4 anos de ministério presbiteral. De estatura média, magro mas não seco, sorriso generoso, cabelos lisos e pretos, muitos dos quais, com o passar dos anos, desapareceram; os demais embranqueceram.

Seu olhar esperto refletia aguçada inteligência, voltada sobretudo para coisas práticas e decisões precisas, sem embromações. Dada a sua inclinação à praticidade, estava normalmente em movimento, acompanhando alguma construção ou coordenando os trabalhos dos jovens formandos. Homem trabalhador, gostava de ver seus discípulos ocupados no estudo ou no “apostolado”, como era designado o trabalho na tipografia. Não fazia parte do seu cardápio diário a preguiça, por isso tendia a olhar com desconfiança os preguiçosos.

Tinha visão de futuro, inteirava-se das novidades da tecnologia e as aplicava em benefício da evangelização. Foi superior local na Cidade Paulina e no Seminário Paulino de Caxias do Sul. E superior provincial por dois mandatos nos anos 1984 a 1988. Empreendedor, promoveu a construção da Casa Provincial, na Vila Mariana. Acompanhou, passo a passo, a edificação da Casa de Formação, em Campinas, com acomodação para abrigar ao menos 20 aspirantes paulinos.

Em geral, gozava de boa saúde, precioso dom que desejava a todos. Com certa frequência, ele nos dizia que era melhor gastar com comida do que com remédios. Infelizmente, passando o tempo, manifestou-se nele problemas cardíacos. Corria o ano 1992, quando um infarto fulminante improvisamente interrompeu sua vida entre nós. Tinha 62 aos de idade.

Acolhemos, com prazer, a imagem e o exemplo desse paulino laborioso, honesto, sincero, tímido porém decidido, orante e certamente imbuído de ardente zelo pela evangelização com a comunicação social.

*Série de artigos comemorativos aos 90 anos dos Paulinos no Brasil